Sobre os cartões de crédito pré-pagos
Os cartões de crédito pré-pagos foram desenvolvidos para indivíduos que, via de regra, não são elegíveis para obter um cartão de crédito normal.
Como não é possível ter saldo negativo com um cartão de crédito pré-pago, não existe risco financeiro para a entidade emissora.
Assim, todos os usuários são elegíveis, independente de sua solvência.
Os cartões de crédito pré-pagos são diferentes dos cartões de crédito normais:
Você adianta sempre o dinheiro
No caso de um cartão pré-pago. Assim sendo, não desfruta do fato de adiar o pagamento até o final do mês, como é o caso com um cartão de crédito clássico.
Só é possível ter saldo positivo
Nunca pode ter saldo negativo. Também não é possível pagar o valor das suas compras em prestações. Os cartões de crédito pré-pagos são menos aceitos. As locadoras de automóveis, por exemplo, nunca os aceitam. Na maioria dos casos os cartões pré-pagos também não podem ser utilizados para efetuar reservas, como por exemplo, em hotéis. Portanto, um cartão Visa pré-pago não é igual a um cartão Visa normal.
Por não ser possível ter saldo negativo, os cartões de crédito pré-pagos estão disponíveis para todos. Durante o procedimento de requisição, não será necessário comprovar ou fornecer informações sobre os seus rendimentos ou dívidas.
Limite de utilização muito restrito.
Para combater a fraude, os limites de transações são muito mais restritos do que no caso dos cartões de crédito normais.
Mais custos diversos
Os cartões de crédito pré-pagos têm, muitas vezes, despesas de recarga, enquanto que no caso dos cartões de crédito normais, isto é sempre gratuito. Além disso, também existem despesas de abertura de conta ou de cancelamento. Se o cartão de crédito pré-pago não for utilizado durante algum tempo, pode ser cobrada uma taxa de inatividade. Se você somar todos estes custos, o total pode chegar a um montante considerável.